- O Comboio do Medo (Sorcerer, William Friedkin)
Releitura de O Salário do Medo, filmado em 1953 por Henri-Georges Clouzot. Não é tão impressionante quanto. O que não significa que não seja um filmaço. Friedkin, de Exorcista, reencontra Roy Scheider com quem fez Operação França. - Capricórnio Um (Capricorn One, Peter Hyams)
Um clássico para negacionistas: uma viagem pra marte bem fake. Típico 70’s com suas saborosas teorias da conspiração. Tem Elliot Gould e O.J. Simpson – ambos no auge, seja lá o que isso signifique. - Geração Proteus (Demon Seed, Donald Cammell)
Inteligência Artificial engravidando Julie Christie. É tipo um HAL 9000 bem sacana. Não tanto quanto o fdp que colocou o título pt-br. - Os Duelistas (The Duellists, Ridley Scott)
Ridley ficaria famoso depois, por causa de Alien e Blade Runner. Este é seu cartão de visitas. Baseado em Conrad, ilustrado por impressionistas. - O Amigo Americano (The American Friend, Wim Wenders)
Dennis Hopper encarna Tom Ripley, personagem criado por Patricia Highsmith, depois de Alain Delon e antes de Matt Damon. Até parece que o Bruno Ganz, famoso pelo Hitler que dá piti, faz figuração. Não faz. - O Ovo da Serpente (The Serpent’s Egg, Ingmar Bergman)
Um Bergman diferente, anacrônico, necessário. Hoje! - Esse Obscuro Objeto do Desejo (Cet Obscur Objet du Désir, Luis Buñuel)
Um Buñuel diferente, anacrônico, necessário? Hoje?
Nem que seja pelas 2 mulheres num único papel. - 3 Mulheres (3 Women, Robert Altman)
Nunca vou saber se é contraponto, complemento ou nada a ver com o título acima. - À Procura de Mr. Goodbar (Looking for Mr. Goodbar, Richard Brooks)
Uma mulher, Diane Keaton. Naquele que é, provavelmente, o filme mais deprimente dos anos 1970. Tem Richard Gere também, fixando os tiques que o carregariam por 40 anos.
- Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall, Woody Allen)
UMA MULHER, Diane Keaton, no papel de sua vida: Annie.
Pô, 10+0? Pois é, teve uma sobra numa das listas anteriores.
1977 é ano de Contatos Imediatos, do Spielberg, e Guerra nas Estrelas, do Lucas. Também rolou Saturday Night Fever, aquela discoteca com John Travolta, e Eraserhead do Lynch.
Pode escolher qualquer um como sobra. Eu não consegui.