The School of Life

Coleção e síntese de uma década de experiências na Escola da Vida, iniciativa encabeçada pelo filósofo suíço Alain de Botton. A tese que justifica a Escola pode ser resumida mais ou menos assim:

Estamos relativamente bem resolvidos nas questões científicas, técnicas e materiais. O que aprendemos é baseado em séculos ou milênios de desenvolvimento. Há defasagens e problemas mil, claro. Mas não começamos do zero como acontece com a Educação Emocional. Neste caso, é como se esse tipo de conhecimentos e habilidade fosse inato ou impossível de ser ensinado. Porque as escolas não falam nada sobre isso! Não surpreende que sejamos tão imaturos e estejamos tão ansiosos e inseguros. Alain:

Se você entrar em uma faculdade de humanas e pedir, ‘por favor, me ensine a lidar com meu coração partido’ ou ‘como devo me sentir agora?’ – periga que eles chamem a polícia ou o hospício.

O livro é dividido em cinco grandes blocos: Você, os Outros, Relacionamentos, Trabalho e Cultura. Deve sair logo em português, pela Sextante. Editora que já lançou, dentre outros, Grandes Pensadores (Great Thinkers, 2018). Uma lista bastante original de pensadores e ideias que podem nos ajudar durante essa travessia maluca.

Para saber um pouco mais sobre as ideias do pensador Alain de Botton:

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Sliding Sidebar

Sobre

junkyage s.f. última era do  antropoceno. Última no sentido de recente, corrente. Última no sentido de derradeira, saideira?

* (asterisco) s.m. 1. curinga, substituto. 2. representação lo-fi de uma flor.

Junkyage* blog à moda antiga sobre coisas que merecem ser vistas ou revistas antes que a gente foda com tudo.

Curador Amador

Nando Vasconcellos, cidadão de meia idade e vida inteira de amador numa cidadezinha do interior que não é Bacurau. Que pena!

Cura é copia & cola com zelo, na unha, sem algoritmos. Crio com retalhos dos outros. Algumas partes e relações são óbvias. Este todo* não surgiria em nenhum outro lugar. Nem se bilhões de macacos tentassem por dez mil anos.