The School of Life

Coleção e síntese de uma década de experiências na Escola da Vida, iniciativa encabeçada pelo filósofo suíço Alain de Botton. A tese que justifica a Escola pode ser resumida mais ou menos assim:

Estamos relativamente bem resolvidos nas questões científicas, técnicas e materiais. O que aprendemos é baseado em séculos ou milênios de desenvolvimento. Há defasagens e problemas mil, claro. Mas não começamos do zero como acontece com a Educação Emocional. Neste caso, é como se esse tipo de conhecimentos e habilidade fosse inato ou impossível de ser ensinado. Porque as escolas não falam nada sobre isso! Não surpreende que sejamos tão imaturos e estejamos tão ansiosos e inseguros. Alain:

Se você entrar em uma faculdade de humanas e pedir, ‘por favor, me ensine a lidar com meu coração partido’ ou ‘como devo me sentir agora?’ – periga que eles chamem a polícia ou o hospício.

O livro é dividido em cinco grandes blocos: Você, os Outros, Relacionamentos, Trabalho e Cultura. Deve sair logo em português, pela Sextante. Editora que já lançou, dentre outros, Grandes Pensadores (Great Thinkers, 2018). Uma lista bastante original de pensadores e ideias que podem nos ajudar durante essa travessia maluca.

Para saber um pouco mais sobre as ideias do pensador Alain de Botton:

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Sliding Sidebar

Sobre

junk s. lixo, tranqueira, resto, sobra, migalha, resíduo, resquício, fragmento.

junky s. drogada/o, nóia, marginal, maconheiro, resíduo, fragmento.

junkyage s. era uma vez uma era muito doida, marginal, fragmentada, junkie.

* s. 1. vale tudo ou por todos, curinga, wild card 2. a simplificação da flor.