- O Quinto Elemento (The Fifth Element, Luc Besson)
Besson, depois de tanta grana, nunca mais foi o mesmo. Infelizmente, a Milla também não. - Contato (Contact, Robert Zemeckis)
Ao contrário do anterior, uma ficção séria. Baseada em Carl Sagan. Com a Jodie, pra variar, brilhando. - O Quarto Poder (Mad City, Costa-Gavras)
Pra quem acha que fake news é fenômeno recente. E pra quem não acha também. É Costa-Gavras em outra brincadeira em Hollywood. - Mera Coincidência (Wag the Dog, Barry Levinson)
Segue o tema sugerido acima. De novo com Dustin Hoffman. Mais De Niro. E a pegada bem mais leve (mas não menos sarcástica) de Levinson. - Meia Noite no Jardim do Bem e do Mal (Midnight in the Garden…, Clint Eastwood)
Por falar em pegada leve: sabe-se lá o que deu na cabeça do Clint. Que é muito bom e divertido, isso é. - Tempestade de Gelo (The Ice Storm, Ang Lee)
Os anos 1970, bem família. Bem, não foi bem assim… - Boogie Nights – Prazer sem Limites (Boogie Nights, Paul Thomas Anderson)
Os anos 1970, nada família. Antes do PTA ficar chato pra caralho. - Los Angeles Cidade Proibida (L.A. Confidential, Curtis Hanson)
Raramente um trailer prestou tanto desserviço a um filme. Mas fica claro que Hanson não era o cara indicado para filmar uma história de James Ellroy. - Advogado do Diabo (Devil’s Advocate, Taylor Hackford)
Como no anterior, não dá para entender a escolha do diretor. Mas tem Al Pacino, Keanu aprendendo e tem Charlize. - Vidas em Jogo (The Game, David Fincher)
Veio depois de Seven e antes de um tanto de coisa boa feita pelo Fincher. Só isso explica o descaso com essa joia que contrapõe Michael Douglas e Sean Penn.
- Reviravolta (U-Turn, Oliver Stone)
Stone vitaminado, Sean Penn sem preguiça, Jennifer Lopez sem estrelismo, Nick Nolte e Billy Bob Thornton totalmente sem noção. - Gattaca (Andrew Niccol)
Ficcção científica luxuosa, lenta, respeitosa. Um necessário contraponto ao 5º elemento e tudo o que existe abaixo dele.
E pensar que deixei de fora filmes de Coppola, Tarantino, Lynch e Gary Oldman. Também não ganharam espaço Melhor Impossível e Gênio Indomável.
E pensar que Titanic é o filme de 97…
Editado em 06/09
Simplesmente porque eu havia deixado Gattaca de fora… Comida de bola homérica. Perdão!