As Babas do Diabo | Blow-Up

Nunca se saberá como isto deve ser contado, se na primeira ou na segunda pessoa, usando a terceira do plural ou inventando constantemente formas que não servirão para nada. Se fosse possível dizer: eu viram subir a lua, ou: em mim nos dói o fundo dos olhos, e principalmente assim: tu mulher loura eram nuvens que continuam correndo diante de meus teus seus nossos vossos seus rostos. Que diabo.

– Julio Cortázar
As Babas do Diabo, 1959

Aquilo deu nisso:

Antonioni, meio perdido e muito cobrado na Itália, corre para Londres com um conto de um argentino no bolso e sabe-se lá o que na cabeça. Isso não é história nem fato. Só viagem de fã.

Antonioni se depara com a Swinging London e concorda com Cortázar: “de bobo tenho apenas a sorte”. A sorte de achar Hemmings e suas expressões perfeitas; Vanessa e suas formas perfeitas; Jeff Beck quebrando a guitarra e um Jimmy Page com cara de moleque. Que diabo.

Como se não bastasse, e como globalismo pequeno é bobagem, Antonioni encomendou a trilha para um músico de jazz dos EUA?! Herbie Hancock matou no peito, colocou na grama e fuzilou um golaço. O tema principal, com guitarra de Jim Hall, é qualquer coisa.

Coisa de fã: babei feito um diabo só de relembrar escrevendo. Que diabo.

O pitaco é livre e gratuito:

Seu email não será publicado nem mal utilizado, podes crer.

Sliding Sidebar

Sobre

junkyage s.f. última era do  antropoceno. Última no sentido de recente, corrente. Última no sentido de derradeira, saideira?

* (asterisco) s.m. 1. curinga, substituto. 2. representação lo-fi de uma flor.

Junkyage* blog à moda antiga sobre coisas que merecem ser vistas ou revistas antes que a gente foda com tudo.

Exemplos

Curador Amador

Nando Vasconcellos, cidadão de meia idade e vida inteira de amador numa cidadezinha do interior que não é Bacurau. Que pena!

Cura é copia & cola com zelo, na unha, sem algoritmos. Crio com retalhos dos outros. Algumas partes e relações são óbvias. Este todo* não surgiria em nenhum outro lugar. Nem se bilhões de macacos tentassem por dez mil anos.