A Desigualdade Tornada Lei

Photo by Johnson Wang on Unsplash

uma civilização aristocrática em sua forma mais completa, em cada detalhe de vida hierárquica, a porta de todo grande homem, assediada ao amanhecer por postulantes, em toda parte grande riqueza em poucas mãos, todos dependentes de poucos, até o próprio imperador, que é um deus dependente de um deus maior, e em toda parte, no tribunal, na família, a desigualdade tornada lei.

Os trogloditas tiveram seu poeta-publicitário. W.B. Yeats não usava meias palavras ao defender e divulgar uma era “hierárquica, masculina, rígida, cirúrgica”. Em textos e pobres poemas do início do século passado, Yeats mostra como fascismo e neoliberalismo foram feitos um para o outro. Com os inevitáveis toques de ocultismo e astrologia. Porque essa coisa de conhecimento entrincheirado – oculto – tem tudo a ver com eles, os trogloditas.

Esta palavra feia pra chuchu – TRO.GLO.DI.TA s.m. – é o sinônimo de fascista sugerido por George Orwell em O que É Fascismo? e Outros Ensaios (Cia das Letras, 2017). É o termo que será utilizado aqui nas raras vezes em que eles receberem espaço.

O pitaco é livre e gratuito:

Seu email não será publicado nem mal utilizado, podes crer.

Sliding Sidebar

Sobre

junkyage s.f. última era do  antropoceno. Última no sentido de recente, corrente. Última no sentido de derradeira, saideira?

* (asterisco) s.m. 1. curinga, substituto. 2. representação lo-fi de uma flor.

Junkyage* blog à moda antiga sobre coisas que merecem ser vistas ou revistas antes que a gente foda com tudo.

Exemplos

Curador Amador

Nando Vasconcellos, cidadão de meia idade e vida inteira de amador numa cidadezinha do interior que não é Bacurau. Que pena!

Cura é copia & cola com zelo, na unha, sem algoritmos. Crio com retalhos dos outros. Algumas partes e relações são óbvias. Este todo* não surgiria em nenhum outro lugar. Nem se bilhões de macacos tentassem por dez mil anos.