http://junkyage.com/wp-content/uploads/2010/07/ElectricLadyland_open-1024x500.jpghttp://junkyage.com/wp-content/uploads/2010/07/AreYouExperienced.jpghttp://junkyage.com/wp-content/uploads/2010/07/BoldAsLove.jpghttp://junkyage.com/wp-content/uploads/2010/07/ElectricLadyland2.jpg
Roteiro 29/07/2010

Hendrix ReReRelançado

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 0 Flares ×

No próximo 18 de setembro serão lamentados os 40 anos da passagem de Hendrix, sabe-se lá pra onde. Depois de longas batalhas judiciais, finalmente sua família pôde raspar o legado e fazer uns trocados. E ela, em conjunto com a Sony Music, parece incansável e insaciável. Depois da reedição de toda a obra oficial de Jimi e do lançamento do maior tesouro desenterrado, a caixa “The Jimi Hendrix Experience” lançada em 1998, chegam às lojas os três primeiros discos do guitarrista. Todos re-remasterizados e agora acompanhados de DVD’s.

[lyte id="pJV81mdj1ic" /]

Nomeados “An Inside Look”, cada um traz um mini-documentário sobre o respectivo disco. Mini mini mesmo, com cerca de 15 minutos cada. Minutos saborosos para quem é fã do negão canhoto com sangue Cherokee. Eddie Kramer (engenheiro de som) e Chas Chandler (produtor palpiteiro), além de Mitch Mitchell (bateria) e Noel Redding (baixo), contam um pouco da história de cada disco. Quatro ou cinco músicas são destacadas em cada DVD, mas nunca tocadas de ponta a ponta. Mesclando entrevistas com imagens de shows, o quarteto fala sobre a genialidade de Hendrix. Não só na forma como tratava a guitarra, mas em todo o processo de criação das músicas e discos.

Kramer era um cientista na mesa de som. E mostra como efeitos do final da década de 1960 fascinavam Jimi e eram imediatamente incorporados às suas criações. Pianos, flautas, coros bêbados e batidas com os pés no assoalho do estúdio – tudo virava decoração e textura nas mãos de Hendrix e Kramer. Chandler, vital na apresentação de Hendrix para o universo, parece ser um tanto freio de mão. Cuidava, principalmente nos dois primeiros discos, para que as canções mantivessem um formato pop (leia-se: volume não tão alto e duração aceitável para as rádios, coisa de dois minutos e meio de média).

Fã que é fã comprará os mesmos discos pela terceira ou quarta vez. Quem não tem nenhum disco do Hendrix, mas gostaria, acaba de ganhar a melhor desculpa para desembolsar 40 paus em cada um. E a lista abaixo, formatada para caber em um CD de 70 minutos, é um Guia de Introdução – uma maneira de apresentar Hendrix para não iniciados:

  1. Purple Haze
  2. Are You Experienced?
  3. Foxy Lady
  4. Fire
  5. The Wind Cries Mary
  6. Hey Joe
  7. Third Stone from the Sun
  8. EXP
  9. Up from the Skies
  10. If 6 was 9
  11. Little Miss Lover
  12. Little Wing
  13. Castles Made of Sand
  14. Wait Until Tomorrow
  15. Have You ever Been (to the Electric Ladyland)
  16. All Along the Watchtower
  17. Crosstown Traffic
  18. Gypsy Eyes
  19. Rainy Day, Dream Away
  20. Still Raining, Still Dreaming
  21. Moon, Turn the Tides… Gently, Gently, Away

São 7 faixas de cada disco que está sendo re-relançado. Estão em ordem cronológica, exatamente para ilustrar a evolução do som (nas 7 primeiras a bateria foi gravada em mono), o amplo espectro sonoro de Hendrix e… o acréscimo de integrantes na banda. Em “Electric Ladyland”, livre das restrições de Chandler, Hendrix colocou colaborações de amigos em algumas faixas. Quem toca teclados na sequência de Chuva e Sonhos (faixas 20 e 21) é Steve Winwood, do Traffic e Blind Faith.

0 Comments

Socialize

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 0 Flares ×